quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Abusada

Foto-filme: Sobre ontem à noite
Há momentos e pessoas
Muitas pessoas valem-se do descuido dos outros, da tolerância passiva e condescendente de alguns corações. Tomam valência servindo-se da fragilidade alheia. É abusado, mesquinho e desleal.
E também há momentos, há momentos que a fragilidade dissipa-se e você não permite ultrajes. Simplesmente você começa a sedimentar sensações mais umbilicais, apropriar-se dos seus nãos, tomar posse da lealdade revalidada em você. Toma senso de propriedade. Porém, e a vida é cheia deles, a sua precaução para não submeter-se a um sofrimento, que às vezes, nem lhe diz respeito, é tomado como egoísmo. Uma relação diametral: você é colocado em situações vexatórias e quando tenta proteger-se, o rótulo é taxativo: EGOÍSTA!

Dicionário

EGOÍSTA:
amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios;
conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo.

Talvez, em algumas histórias, egoísta pode estar sendo quem pede e não quem não faz. Bom pensar, não é?
Becitos

3 comentários:

Anônimo disse...

Sabe Dani, vc escreve com uma emoção tão linda, tem um dom tão mágico de transformar simples palavras em sentimentos tão profundos q nem sei te explicar, massss... sobre o post: definir o egoísmo é algo mto mais complexo do q podemos supor, mas acredito que todos somos egoístas em determinadas situações e geralmente, não percebemos q estamos sendo, a mim sempre coube relevar qdo possível e tentar dar sinais qdo a pessoa passa um pouco dos limites do egoísmo (se é q eu me fiz entender)...
Xero bem grande lindona

Camila Nobre disse...

falava sobre isso hj...
eh tao dificil conviver com pessoas assim... algumas diferencas incomodam tanto...mas elas existem, e o q fazemos?
selecionamos com quem queremos conviver...as vezes isso acontece inconcientemente, apartir de conceitos pré estabelecidos!
o mundo nao dah p ser todo cor de rosa... nos temos é q tentar pitar a nossa bolha!! eheheheheh...
bjs laranjinha.

Anônimo disse...

é, mocinha... sinto q vai ser difícil não querer encontrar com vc com frequência. obrigada pela visita. a casa é sua. (rs) bj e peço a deus que só lhe dê motivos pra sorrir sempre.